A Constituição de 1988 impôs à União a adoção de um Regime Jurídico Único, havendo, na época, o entendimento legal de que o único regime que caberia aos servidores seria o estatutário. A Constituição também impôs o pagamento de aposentadoria integral aos seus servidores, possibilitando que os entes federativos criassem seus regimes próprios de previdência, pelo que o Estado da Paraíba conta, neste presente exercício, com mais de sessenta Regimes Próprios de Previdência.

Assim, a Associação Paraibana de Regimes Próprios de Previdência, de direito privado, entidade social sem fins lucrativos foi constituída por um grupo de trabalho que, desde o exercício de 2005, estudou, pesquisou, lutou, realizou várias reuniões, intensificando-as nos últimos dois anos. Além disto, elaborou um anteprojeto de estatuto social, promoveu discussões internas bem aprofundadas, o que levou por várias vezes à reelaboração desse anteprojeto, que veio, inicialmente, atender as necessidade de formação da ASPREVPB.

Como resultado deste desafiador esforço, aos 02 de agosto de 2013, no auditório da PBPREV, na capital João Pessoa foi devidamente aprovado o Estatuto da ASPREVPB, registrado no Cartório de Registro Civil sob o nº 104.580, no Livro A-22; consignado na Ata registrada sob o nº 104.579, no Livro A-22, e no dia 09 de agosto de 2013, ou seja, na semana seguinte à aprovação do Estatuto foi criada a ASPREVPB e eleita a Diretoria Provisória através da Ata registrada sob o nº 104.581, no Livro A-22, do Cartório Aparecida Dornelas de Registro de Títulos e Documentos e Pessoa Jurídica. A ASPREVPB teve o seu pedido de CNPJ aprovado pela Receita Federal do Brasil, situação cadastral em 03/10/2013, obtendo o nº 19.035.780/0001-33. O tempo, o dia a dia, as demandas previdenciárias dos RPPS do Estado da Paraíba definirão a atuação da ASPREVPB objetivando mostrar a que veio.

Registramos nosso agradecimento à equipe pioneira que constituiu a primeira Diretoria Executiva da ASPREVPB a qual lutou e se empenhou para a fundação desta Associação: Dr. Hélio Carneiro Fernandes, Léa Santana Praxedes, Milton Moreira Raimundo, Lázaro Saraiva Silva e Antônio H. Oliveira. Nossa gratidão sincera a todos que direta ou indiretamente contribuíram como também aos que atualmente fazem parte ofertando sua relevante colaboração: José Batista de A. Filho, Edmery Barbosa, Antônio Rodrigues, Gilson Luiz, Tereza Vilhena, Sílvio Freire, José J. Cavalcanti, Flávia de Freitas, Marcelo Gondim, Vanuza Silveira, Antônio Pereira, João de Farias, Moacir Júnior, Wanderson Bandeira, Rondinelli de Carvalho, Cristiano Souto, Yuri Cavalcanti, entre outros.

Gratidão é uma sensação agradável e cresce onde sementinhas são lançadas, florescendo sob o sol da compreensão de um coração bom e reconhecedor onde a água cristalina da humildade tem a responsabilidade de regar este sentimento. Devemos também nossa gratidão a Deus, acima de tudo, por cuidar tão bem de nós e nos dirigir em cada decisão e ação. Enfim, a todos que partilham conosco e nos fazem saber por bons atos que nós estamos em seus pensamentos e que eles se importam, colaboram

MISSÃO

Atuar com excelência na representação e estímulo dos Regimes Próprios Paraibanos desenvolvendo e aprimorando as políticas previdenciárias com suporte técnico e formação de gestores e colaboradores.

VISÃO

Colaborar com os RPPS da Paraíba na construção e consolidação da Cultura Previdenciária para ser referência nacional no estímulo e fortalecimento da previdência funcional.

VALORES

  • Atitude
  • Sustentabilidade e satisfação dos filiados
  • Profissionalismo
  • Retidão
  • Ética e compromisso
  • Verdade
  • Participação e cooperação
  • Balizar