Estes são os serviços e atividades desenvolvidos pela ASPREVPB que podem ajudar os Regimes Próprios de Previdência Social do Estado da Paraíba a cumprirem obrigações exigidas pela atual legislação previdenciária bem como aspectos ligados à gestão tais como: avaliação atuarial, investimentos, assessoria, capacitação, atualização de conhecimentos, entre outros.

​Aos institutos que desejarem nossa assessoria, basta afiliar-se neste link: FILIAÇÃO À ASPREVPB.

​Na página de filiação, se encontram todas as informações e documentos necessários para adesão.

​Entre os serviços e benefícios que disponibilizamos, podem ser citados:

  • ​Disponibilização no site da ASPREVPB para divulgação de eventos locais e notícias do instituto associado, funcionando como um portal previdenciário;
  • Auxílio na constituição e estruturação do Regime Próprio;
  • Atendimento personalizado;
  • Informações, documentários, entrevistas e suporte ao Regime Próprio;
  • Descontos nos eventos e cursos realizados e apoiados pela ASPREVPB;
  • Promoção de Cursos, Fóruns, Congressos e Seminários para Capacitação;
  • Disponibilização de cartilhas para Servidores Públicos;
  • Informativos trimestrais;
  • Apoio para realização de eventos às entidades filiadas;
  • Intercâmbio entre as entidades filiadas;
  • Parcerias com a escola de CONTAS DO TCE/PB – ECOSIL – Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira, Revistas e Instituições Financeiras.

EVENTOS DE CAPACITAÇÃO

O âmbito previdenciário envolve questões cruciais para uma gestão: investimentos, pagamento de aposentadorias e pensões, tanto as atuais quanto as futuras, avaliação atuarial, planejamento, entre muitas outras. As mudanças na legislação e no mercado financeiro são contínuas e até mesmo radicais, porque tudo praticamente pode mudar do dia pra noite. Assim, é imperativo que a capacitação e atualização de conhecimentos seja planejada e constante, a fim de que o RPPS tenha sustentabilidade e alcance os fins que dele são esperados. Os eventos de capacitação envolvem cursos, seminários, treinamentos, simpósios, indicação de fontes confiáveis de informações, entre outros. Isso  representa uma excelente oportunidade para expandir a base de conhecimento de toda equipe do RPPS e até de outros gestores e servidores municipais, que deveriam ter uma melhor consciência quanto à previdência. É uma opinião comum que os eventos de capacitação, embora que também alguns admitam que sejam uma oportunidade de crescimento, são muitos dispendiosos e que o tempo gasto no evento poderia ter sido aproveitado no exercício das atividades dos servidores. Contudo, o treinamento e o desenvolvimento proporcionam benefícios que tornam o custo e o tempo empregados algo em que que vale a pena investir. A ASPREVPB tem como um de seus principais objetivos promover estes eventos, tais como foi com o FORGESPREV, SIPREV, entre muitos outros encontros, seminários e treinamentos.

PLANEJAMENTO E GESTÃO

O planejamento é um meio pelo qual os RPPS podem traçar seus objetivos e metas, objetivando cumprir requisitos definidos em lei, alcançar equilíbrio atuarial e financeiro, corrigir problemas de funcionamento no sistema de gestão do RPPS, aperfeiçoar seus serviços, enfim, o planejamento procura melhorar, consertar, achar soluções para os muitos problemas que afetam a organização. A ASPREVPB, neste sentido, pode auxiliar o RPPS filiado a trilhar um caminho, não importa em qual situação se encontre. É preciso medir como está o RPPS hoje frente às muitas exigências legais, definir prioridades, responder questões como “O que pode ser feito? O que tem que ser feito? Como pode ser feito?” e, neste aspecto de planejamento, há três documentos exigidos por legislação que são: 1 – Política Anual de Investimentos (exigência do MPS) que deve ser sempre definida até um mês antes do ano subsequente; 2 – Plano de Ação (exigência do TCE/PB); e 3 – CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária), o mais importante de todos os documentos de um RPPS. A ASPREVPB, além dos eventos que promove neste sentido, ainda conta com uma equipe com significativa experiência na identificação dos problemas e definição de metas e objetivos que podem e devem ser adotados pelo RPPS.