Desde sua criação, a ASPREVPB tem focado sua atuação na capacitação dos gestores e colaboradores de RPPS, visando a melhoria contínua da gestão previdenciária como um todo. Num primeiro momento trabalho os registros e estabelecimento burocrático da associação e, a partir do segundo momento iniciou suas atividades tendo já realizado:

  • Curso de Gestão de RPPS com suporte da Contabilidade dias 16 e 17/10/2017;
  • Cursos de CPA-10 (entre 2013 e 2017 – sete turmas capacitadas);
  • Cursos de Benefícios (em parceria com o TCE/PB);
  • Cursos de Compensação Previdenciária;
  • I Congresso Estadual de Previdência em parceria com a ABIPEM);
  • Palestras nas áreas de Previdência, Investimentos e outros temas em parceria com as instituições financeiras;
  • I Seminário Estadual de Previdência ( em parceria com o TCE/PB);
  • Atendimento de Consultas e Pareceres dos associados;
  • Treinamento por meio de prática de gestores e colaboradores nas diversas áreas previdenciárias;
  • Fóruns de Gestão Previdenciárias – FOGESPREV, atendendo assim aos anseios da comunidade paraibana de RPPS , sendo:
  • I FOGESPREV – na cidade Patos/PB;
  • II FOGESPREV – na cidade de Pato/PB;
  • III FOGESPREV – na cidade de Guarabira/PB.

​Os dois últimos FOGESPREV foram realizados nas cidade de Patos/PB para aproximadamente 50 municípios e Guarabira/PB para 20 municípios foram direcionados especificamente à capacitação técnica para elaboração do plano de ação em atendimento a determinação do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – TCE/PB, onde foi abordada a seguinte temática:

1º Painel: O Plano de Ação como ferramenta para viabilizar a gestão do RPPS;
2º Painel: Exposição Geral do Plano de Ação; Abertura para debate / discussão visando esclarecimentos de dúvidas;
3º Painel: Elaboração do Plano de Ação percorrendo todos os eixos estratégicos:

  1. Eixo Estratégico 1 – Gestão e Governança;
  2. Eixo Estratégico 2 – Base Cadastral;
  3. Eixo Estratégico 3 – Avaliação Atuarial;
  4. Eixo Estratégico 4 – Investimentos.

​Esses eventos têm sido oportunidades para Gestores, Autoridades, Servidores, Conselheiros de RPPS adquirirem cultura do ponto de vista do conhecimento técnico e gerencial como também para se atualizarem em relação aos diversos temas de gestão previdenciária. A participação em discussões e troca de experiências com técnicos de reconhecido destaque nos diversos setores da Previdência Social têm se constituído uma ferramenta de conhecimento que significa condição “sine qua non” para um desenvolvimento sustentável dos RPPS, pois promovem momentos de vivência, capacitação, reflexão e discussão acerca da previdência social de forma a ampliar a visão dos participantes acerca do contexto para o qual contribui e irá acolhê-lo. Para isso, necessita-se estar capacitado, preparado para defender a sustentabilidade do sistema visando um futuro equilibrado e sustentável.